ThinClients


O que são?

ThinClients (Conhecido como “PC burro” no brasil)* são computadores que participam de um sistema cliente-servidor em que o primeiro (cliente) realiza poucas tarefas, delegando ao servidor o processamento bruto. Isso é o contrário do que os Fat clients fazem, ou seja, realizam o máximo de processamento antes de enviar ao servidor.
Quanto à sua confecção, existem divergências sobre o que se considera um thinclient. Isso ocorre porque há a utilização de computadores de baixo poder de processamento em sistemas similares ao dos thin clientes, mas que não foram produzidos com esse fim, dessa forma, especialistas na área não os consideram thin clientes.

Antes de tudo, devemos levar em consideração que o sistema cliente-servidor dos thinclients é um conceito e que existem métodos diferentes para aplica-los.

Seguindo pela linha de que um thinclient é produzido com esse intuito, temos algumas características próprias, que são:
·         Não possuem o famoso HD. Possuem certa quantidade de memória “Flash”;
·         Memória e outros acoplados (Soldados direto na placa);
·         Processador diferenciado (Voltado para baixo consumo);
Basicamente, possuem pouca ou nenhuma parte móvel, componentes mais estáveis (Flash no lugar de HD) e que consomem menos recursos.
Muitas vezes, até o mouse é dispensado e a estação acaba contando apenas com um teclado e um monitor ou dispositivo para saída de vídeo.

Outra parte importante é o sistema operacional utilizado pela máquina. Até o momento vocês devem ter percebido que a ideia do thinclient é reduzir custo, por isso temos a presença de distribuições Linux especializadas para este tipo de computador, mas existem sistemas das mais variadas empresas disponíveis.
Entretanto, as empresas que realizam implantação e dão suporte à esses sistemas cobram licenças para as máquinas (às vezes até para cada máquina e não para um conjunto) e para o gerenciamento do servidor.

Em resumo, as vantagens são:
·         Menor gasto com energia: Os thinclients consomem menos energia devido suas peças, por consequência, dissipam menos energia para o ambiente e reduzem o gasto com ar-condicionado. Em comparação, os T.C podem ir de 8w à 20w, enquanto PCs comuns podem facilmente começar em 150w (Redução pode chegar à 90%!);
·         Menor gasto com peças: São peças que desgastam menos e mais estáveis, o que reduz a necessidade de troca. Por isso, são considerados máquinas mais ecológicas, pois irão gerar menos lixo;
·         Vantagens na Administração em T.I:                                                                                           - Menos manutenção: Trocas de peças reduzida;   - Problemas com vírus e malwares reduzido, pois as aplicações são executadas no servidor, que é controlado por profissionais de T.I qualificados;
·         Menor gasto com licenças de programas: Estarão rodando no servidor.

Ao final, existem estudos que indicam que os thin clientes, em comparação com desktops convencionais, podem gerar uma economia de 25% à 40% para as empresas. Porém, é sempre necessário um estudo para identificar se essa é a melhor solução.
Algumas das desvantagens dos thinclients:
·         Alguma incompatibilidade com periféricos;
·         Dependência de servidor. Se o servidor cair, todos os clientes podem fica inacessíveis;
·         Pode haver falta de suporte à alguma aplicação;
·         Necessidade de alta banda de conexão.

* O termo “PC burro” ou “Terminal burro” é incorreto, pois o thinclients possui processador e realiza processamento, entretanto é diferente do PC convencional.

Fontes:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programar Arduino sem ter um Arduino

SBC - Single Board Computer