Programar Arduino sem ter um Arduino
Apesar de ser relativamente fácil obter um Arduino, seja o original ou cópia, nem sempre temos a plaquinha disponível para testes. Por exemplo, podemos estar no trabalho, faculdade, etc.
Entretanto, ideias podem surgir à qualquer momento e tempo livre para estudar programação em Arduino também.
O site Circuits é um simulador online de circuitos eletrônicos que conta com uma vasta biblioteca de componentes para simulação, inclusive o Arduino. Assim, podemos simular diversos projetos em Arduino sem ter a "plaquinha".
Basta cadastrar-se no site e começar à utilizar. É bem simples e intuitivo, ainda utiliza sistema de "arrastar e soltar" muito prático. Também possui um sistema de simulação em tempo real e "edição colaborativa", que permite que mais de uma pessoa desenvolva um projeto em arduino.
O Circuits é desenvolvido pela AutoDesk, conhecida por seus softwares muito utilizados nas engenharias e similares.
Atualização: O site https://circuits.io/ não está aceitando novos projetos, pois essa função foi movida para o https://www.tinkercad.com/. Basta acessar o tinkercad com seu usuário e senha do circuits.io e clicar em "circuits". O tinkercad.com também possui outras ferramentas na área de projetos, desenho, entre outros.
Qual a linguagem usada para se trabalhar com Arduino?
ResponderExcluirA linguagem utilizada no Arduino é uma DSL (domain specific language) baseada em C e C++. Basicamente é uma modificação (adiciona, retira, simplica) de dessas linguagens especialmente para facilitar a programa do Arduino.
ExcluirVocê pode entender melhor sobre DSLs aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_dom%C3%ADnio_espec%C3%ADfico
Excluir